Educação e Cultura

Promovemos os valores e práticas da moda sustentável junto a escolas, faculdades, empresas, institutos, projetos culturais e pessoas interessadas, nos seguinte formatos:

  • Aulas temáticas
  • Palestras e geração de conteúdo
  • Cursos livres de técnicas artesanais
  • Aplicações do jogo “Em busca da Moda Perfeita”
  • Exposições interativas
  • Desfiles e espetáculos.

Projetos:

Comunidade Ecofashion – 5R’s da Moda:

Projeto Cultural e Ambiental que reúne moda, cultura, reciclagem, conscientização e educação. Esses elementos se conectam com jovens de escolas públicas através da realização de oficinas de moda sustentável estruturadas com as fases dos 5 R’s da sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Replicar. Saiba mais. 

Comunidade Ecofashion:

Oficinas de criação coletiva de figurinos feitos com materiais recicláveis com crianças e adolescentes. Os alunos são estimulados a criar e desenvolver peças, ao passo que repensam seus hábitos de consumo e geração de lixo, aprendem sobre recursos naturais e separação de materiais, e entendem o processo de construção de roupas. As peças desenvolvidas são apresentadas ao público em geral através de alguma manifestação cultural tal como desfiles, exposições ou espetáculo de dança. Saiba mais.

Curso de Renda Renascença e Arte Huni Kuin

Cursos livres de técnicas tradicionais diversas, entre eles de Renda Renascença e Arte Indígena Huni Kuin. Saiba mais.

Jogo “Em busca da Moda Perfeita”

Jogo de tabuleiro em que os participantes passam por todas as fases de produção e consumo de uma peça de roupa. Feito para jogar com diversos públicos para dar informações sobre as problemáticas moda e gerar discussões de um modo lúdico e divertido. Saiba mais.

Guia de Moda Ética Latino Americano 2018

Participação na criação do conteúdo, tradução e divulgação do Guia, desenvolvido em parceria com a ONG argentina Hecho x Nosotros, o Foro de Moda Ética Latinoamerica e outros institutos.

Campanha do Agasalho Pernambucanas 2015

O Ecotece em parceria com a Pernambucanas desenvolveu um guia
de moda e boas práticas sustentáveis, distribuído a todos que colaboraram com doações de roupas e cobertores durante o inverno, em pontos de coleta nas lojas Pernambucanas. O guia teve tiragem de 150 mil exemplares, distribuídos em 300 pontos, e abordou assuntos como customização de peças com bordados, e redução dos impactos na hora da lavagem.

Design Weekend 2015

Criação de peças de criação coletiva para a Exposição Economia Solidária SP com a participação das estilistas Fernanda Yamamoto, Flávia Aranha, Heloisa Faria, Kör Atelier e VERT e os grupos produtivos Bordadeiras do Jardim Conceição, Botuáfrica, Oficina dos Anjos, Pano pra Manga, Projeto Tear, Retece e Tecoste.