Curso “Mane: Artes e Miçangas Huni Kuin”

Mane, é o nome dado a uma das vivências de Keneya, conjunto de práticas artísticas realizadas pelo povo Huni Kuin (Kaxinawá), habitante das regiões do Acre e amazônia peruana.
Kene é como são chamados os padrões gráficos típicos dos Huni Kuin. Ainbu Keneya, “aquela com desenho” é a forma pela qual são chamadas as mestras artesãs, que dominam as técnicas de expressão dos padrões Kene, aplicados pinturas corporais, tecelagem em algodão, palha, cerâmica e miçangas.

A proposta dessa oficina está em produzir peças artesanais em miçangas de vidro, uma técnica muito difundida entre as Huni Kuin para a elaboração de colares, pulseiras, brincos e outros adornos corporais. Os participantes serão orientados pela mestre artesã, no desenvolvimento de pequenas peças, aplicando os Kene no momento da confecção.

As miçangas de vidro são materiais vindos de fora das aldeias e incorporados às práticas de arte Huni Kuin, há muitas décadas. Durante a oficina abordaremos o tema dos movimentos de transformação cultural, e serão compartilhadas narrativas Huni Kuin que contam sobre o surgimento dos povos não indígenas e as miçangas.

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro das próximas datas do curso!