Comunidade Eco Fashion – 5R’s da Moda

Projeto Cultural e Ambiental que reúne moda, cultura, reciclagem, conscientização e educação. Esses elementos se conectam com jovens de escolas públicas através da realização de oficinas de moda sustentável estruturadas com as fases dos 5 R’s da sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Replicar.

O projeto visa gerar conhecimento sobre a cadeia produtiva da moda e estimular discussões e ações sobre os hábitos de consumo, geração de lixo, recursos naturais, condições de trabalho e profissionais por trás das roupas.

Fase Repensar:  Aplicação do Jogo de tabuleiro  “Em busca da Moda Perfeita”, que objetiva trazer informações e gerar conhecimento de modo lúdico acerca dos impactos socioambientais da cadeia da moda. O jogo foi realizado nas duas escolas e em 10 em espaços educativos e culturais, como a FAAP, Instituto Europeu de Design, Senac Moda,  Escola de Moda de São Paulo, Senai, entre outros.

Fase Reduzir:  Vivência de consumo alternativo e economia circular. Através de uma feira de trocas de roupas apresenta-se novas maneiras de consumir, inspirando os alunos a repensar seus hábitos e a realizar escolhas mais equilibradas e conscientes.

Fase Reutilizar:  Criação e produção de peças a partir da reutilização de refugos têxteis. As aulas apresentam as etapas de construção de uma peça de vestuário com oficinas criativas, experimentação têxtil e produção coletiva.

Fase Reciclar: Aborda de forma vivencial processos de reciclagem têxtil com apresentação das características das fibras e etapas para transformação em novos materiais.

Fase Replicar: Exposição dividida em cinco espaços complementares para informar, conscientizar e propor experiências estéticas interativas abordando de maneira acessível questões cotidianas relacionadas com o ato de se vestir e da moda sustentável. O tema da exposição constituiu-se a partir de 5R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Replicar.  A exposição ficou no Museu Catavento, no centro de São Paulo, e teve duração de 45 dias, recebendo aproximadamente 25 mil visitantes.

Ao longo dos encontros foram apresentados as pílulas de conhecimento: cinco vídeo aulas criados pelo Ecotece sobre os 5R’s – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Replicar.

Campanha #ContaPeça

Promove reflexão sobre armário consciente! Para estimular o debate sobre perfis de consumo e a quantidade de roupas que já temos no armário, o Instituto Ecotece convida a todos para participar da campanha #ContaPeça

A campanha funciona assim: os participantes deverão contar quantas camisetas e blusas possuem, tirar uma selfie mostrando o número desenhado na palma da mão, e postar no Instagram ou Facebook, com as hashtags #ContaPeça e #ComunidadeEcoFashion.

Os participantes concorreram ao sorteio de vagas em uma oficina de Upcycling, promovida pelo Ecotece em parceria com o Re-roupa. O número total de peças postadas e a média de peças por pessoa, foram contabilizadas a partir das fotos, e exibidas em uma tela durante a exposição.

A campanha também levantou debates nas redes sociais sobre reforma e customização, memórias que as peças guardam, compras planejadas e modelos alternativos de consumo, como a troca e a compra de segunda mão.