Formação em precificação para grupos e estudantes!

Aconteceu ontem no Lab 74 o segundo encontro dos grupos produtivos que participam do LabModa+! Alguns estudantes se juntaram a eles, e junto com a equipe do Instituto Ecotece, os grupos refletiram sobre a delicada questão dos custos, preços e orçamentos!

Descubra quais foram as dinâmicas e atividades deste dia especial, acompanhando nosso relatório fotográfico abaixo!

Apresentação dos portfólios

O dia começou com uma dinâmica de conversas sobre a primeira fase do projeto LabModa+. Os representantes de cada grupo tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre a elaboração do seu primeiro mostruário de peças.

¨A gente não sabia o que era um portfólio, então a experiência abriu novos horizontes para o grupo! Quando vimos o resultado, realizamos o quanto podemos criar além do que já fazemos.¨ Cris, grupo Flor de Cabruêra

Cada grupo reconheceu a importância de possuir um mostruário de seus serviços destacando o valor de suas técnicas e saberes frente ao público e aos profissionais do mercado da moda.

Durante o encontro, os grupos compartilharam também as dificuldades e obstáculos que encontraram, junto com os estudantes, durante a realização do seu mostruário.

¨Tivemos problemas na edição e impressão de algumas páginas do portfólio, o que atrasou bastante o processo. Mas ficamos muito satisfeitos com o resultado; nunca antes tivemos um portfólio tão completo para apresentar nossos serviços para um cliente.¨
André, grupo CUPINS

Formação de preço

Após essa primeira dinâmica, os grupos tiveram que estimar o preço de uma produção imaginária para melhor levantar todos os elementos que devem compor um orçamento.

Os grupos Retece e Flor de Cabruêra tiveram que orçar um produção de cartucheira enquanto as Mães da OCA, as Arteiras Maristas e o CUPINS tentaram estimar o preço de um serviço de estamparia e bordado, seguindo os critérios exigidos por um cliente fictício.

precificacao-cartucheira precificacao-silk

Este exercício permitiu demostrar a importância da escolha do custo do trabalho para construir um preço que reflita as ambições e valores do grupo.

De fato, os grupos da Economia solidária têm como príncipio garantir uma remuneração justa para seus membros, porém eles precisam também se adequar com os padrões do mercado para ficarem competitivos.

Essa negociação, nem sempre tão fácil, determina a composição de um orçamento!

Mão na massa: vamos para a planilha!

A equipe do Instituto Ecotece preparou uma planilha completa para ajudar os grupos produtivos a destrincharem os custos do seu empreendimento e estimarem corretamente sua capacidade produtiva. Ontem cada grupo se desbruçou sobre o Excel e, com a ajuda do Ecotece e dos estudantes, construiu o perfil contábil do seu negócio para determinar o preço de um serviço standard que realiza.

planilha-precificacao

A dinâmica ajudou muitos grupos a avaliarem o valor do seu trabalho hoje e estimarem quanto deveriam produzir nos meses que vem para conseguir aumentar sua remuneração e efetuar os investimentos desejados.

Porém, só foi pavimentado o começo deste caminho da precificação consciente. A partir de agora, discussões coletivas precisam ser conduzidas para que os grupos decidam em conjunto como minizar seus custos e atrair novos clientes para melhor estruturar o seu negócio no futuro.

Apresentação do jogo

Durante o projeto LabModa+, os grupos estão trilhando um caminho de desenvolvimento que foi materializado ontem sob a forma de um jogo de tabuleiro.

Durante o encontro, cada grupo recebeu seu jogo e visualizou onde se encontra na trilha que chega ao final deste processo de aprendizagem e desenvolvimento!

jogo-grupo-produtivo