Primeira formação dos grupos do LabModa+

capa-post

Aconteceu na última terça-feira a primeira formação dos 5 grupos selecionados para participarem do LabModa+.

Durante esse primeiro encontro, os participantes de cada empreendimento puderam trocar experiências de vida e de fazer, compartilhar suas visões sobre os príncipios da Economia Solidária e do Comércio Justo.
O Instituto Ecotece apresentou em detalhe o projeto do Lab para os participantes e organizou várias dinâmicas para que possam aprofundar seu modelo de negócio e identificar as melhorias que querem implementar em seus negócios durante os próximos meses.

Siga-nos e venha descobrir o caminho de desenvolvimento dos grupos do LabModa+!

Definição do modelo de negócio

Os integrantes dos grupos tiveram primeiro que desenhar seu modelo de negócio listando os produtos e serviços que oferecem hoje para o mercado. Responderam assim a quatro perguntas centrais para a definição do seu empreendimento:

O que produzem?

Quais são seus clientes?

Como vendem seus produtos e serviços?

Quais são seus principais parceiros?

Respondendo essas interrogações, os participantes conseguiram visualizar o panorama amplo de suas atividades e tomar conta de suas forças e fraquezas em quanto ao seu desempenho no mercado da moda.

No final da atividade, uma rendeira do Grupo de Mães da OCA ainda se exclamou: ¨Não sabia que fazia tantas coisas!¨, com um ar de surpresa e contentimento.

modelo-de-negócio-grupos

Presente e futuro do negócio

Pode ser um verdadeiro desafio para alguns grupos da Economia Solidária encarar-se como um negócio tradicional que procura o lucro e a diminuição de custos. Na verdade, muitos empreendimentos deste tipo nascem de uma iniciativa coletiva e beneficiente visando uma melhoria social através do fazer manual.

Porém, os grupos do Lab foram selecionados justamente porque possuem um verdadeiro potencial para virar negócios consolidados e prestadores de serviços para o mercado da moda.

O Ecotece acredita portanto que estes empreendimentos só precisam de um pouco de ajuda e acompanhamento para virarem negócios sustentáveis gerando mais renda e bem-estar para seus integrantes.

presente-caminho-de-desenvolvimentoPrimeiro, os participantes do Lab tiveram que desenhar o perfil presente do seu empreendimento, listando seus produtos, capacidade produtiva, número de clientes fixos e os desafios que encontra no dia-a-dia.
Constituiu-se assim uma Folha do Presente que irá representar a casa de partida do caminho de desenvolvimento dos grupos, ao longo do LabModa+.

 

Logo depopresente-futurois, os grupos toparam o desafio de se projetar no futuro próximo – daqui a 4 meses – e imaginar o novo perfil  do seu empreendimento, visando melhorias concretas que podem acontecer durante o LabModa+. Desenharam este perfil na Folha do Futuro que será a última casa do caminho de desenvolvimento dos grupos.

 

Lado a lado, a casa do presente e a casa do futuro demostraram a importância dos desafios que deverão ser superados por cada grupo nos próximos meses.

 

Caminho de desenvolvimento

caminho-de-desenvolvimento

A partir de agora, o papel dos grupos é elaborar o restante das casas do seu caminho de desenvolvimento!

Entendendo seu presente e onde querem chegar daqui a 4 meses, os participantes precisam pensar no passo a passo do seu caminho de desenvolvimento a fim de atingirem seus objetivos.
Para ajudá-los, a equipe do Instituto Ecotece definiu etapas para todos os grupos, começando pela fase de pesquisa de novas técnicas e a elaboração de um portfólio, seguindo pelo momento dos testes e pilotagens de peças,  terminando com a precificação dos produtos e a produção em si.

E agora, o que dizer mais do que: mão à massa!

Nos próximos posts, descobriremos o perfil dos estudantes selecionados para o LabModa+ e aprenderemos mais sobre os seus primeiros contatos com os grupos. Fique ligado!