Assessoria da Sandra de Albuquerque no grupo Retece

Ontem, a consultora Sandra de Albuquerque, formada em engenharia têxtil e administração de empresas, foi visitar o grupo Retece para ajudar na implementação de uma novo plano de ação de gestão produtiva e organização do espaço.

Sandra de Albuquerque possui uma sólida experiência na administração de empresas de confecção textil já que está trabalhando há mais de 30 anos neste ramo! Além de ser professora na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), ela assessora vários tipos de empresas, de pequeno e grande porte, tanto no interior quanto na cidade de São Paulo.

Retece é um grupo de costura da economia solidária fundado em 2009, após a organização de um processo de capacitação de 15 mulheres da comunidade do Jardins Santo André, bairro da periferia da Grande São Paulo. O grupo Retece é especializado no reaproveitamento de uniformes e retalhos, dando uma nova vida a roupas que seriam destinadas à incineração ou ao aterro sanitário.

Durante o encontro entre a Sandra e a costureiras do Retece, foi elaborado um plano de ação com medidas de implementação a curto, médio e longo prazo, visando a otimização do processo produtivo e a re-organização do espaço de trabalho.

A presença da consultora foi imprescindível neste dia para alertar sobre a importância da determinação do tempo de produção real dos produtos, afim de estimar com mais assertividade os prazos de entrega, o maquinário necessário e o custo do serviço prestado.

Hoje o Retece presta serviços de corte e costura para marcas de moda reconhecidas no mercado, tais como MyBasic e Banditee. Sandra de Albuquerque ajudou assim o grupo a valorizar adequadamente o trabalho que realizam e melhorar sua produtividade para que possam cada vez mais conquistar novos clientes e expandir seus serviços.

Para acompanhar o trabalho da Sandra de Albuquerque, descubra o seu blog!