Finalização dos portfólios dos grupos – Parte II

Já apresentamos a semana passada os mostruários dos grupos Retece e Flor de Cabruêra que participam do projeto LabModa+.

Vamos descobrir agora os lindos portfólios dos três outros empreendimentos da economia solidária que foram finalizados esses dias com a ajuda dos estudantes de moda que trabalham junto com os grupos produtivos do Lab.

CUPINS

Criado em junho de 2006, o COLETIVO C.U.P.I.N.S (Central Unida de Pessoas Inventando Novas Saídas), vinculado ao NUPE ( Núcleo de Projetos Especiais), é um grupo de pessoas que divulgam a importância da saúde mental, da economia solidária e geração de renda promovendo a inclusão social pelo trabalho.

O grupo se utiliza das técnicas de xilogravura e serigrafia para produzir estampagem em camisetas, sacolas, aventais, cadernos e agendas artísticas. Estampa em monocromia e policromia e em diversos materiais, tais como: tecidos de algodão, sintéticos, banners, lonas etc.

Portfólio do grupo elaborado pelos estudantes da equipe CUPINS:

capa-portfolio-cupins

A capa do portfólio é composta de uma madeira xilogravada pelos artesões do CUPINS que representa o lindo logotipo do grupo.

O portfólio digital na íntegra pode ser baixado aqui.

Arteiras Maristas

Sendo apoiado pelo Centro Social Marista Unidade Jd. Robru, o grupo Arteiras Maristas surgiu em outubro de 2011 e está constituído hoje por 3 integrantes. Sua especialização é a elaboração de bordados a partir de múltiplos tipos de pontos e materiais. “Nós vemos no bordado uma forma interessante, milenar e cultural, além de ter um apelo visual bacana”, aponta a Lilian, coordenadora do grupo.

Hoje as integrantes do grupo têm uma parceria fixa e participam de feiras de artesanato. O objetivo do grupo é crescer e se tornar fornecedor de bordado para marcas de moda e outros segmentos.

Portfólio do grupo elaborado pelos estudantes da equipe Arteiras Maristas:

portfolio1 portfolio2

O mostruário das Arteiras Maristas conta com diversos tipos de bordados, que foram feitos com diversos pontos e em materiais diferentes, mostrando assim o amplo número de habilidades do grupo.

Mães que Bordam da OCA

O grupo de Mães da Oca Escola Cultural nasceu em 2006 a partir da alfabetização de pais, mães, avós e bisavós da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba.

A partir de 2010 a Renda Renascença tornou-se o carro chefe do trabalho, trazida para o grupo pela mestra de Cultura Popular reconhecida pelo Ministério da Cultura, Wilma da Silva. A partir deste fazer outras rendeiras do município de Carapicuíba foram se juntando ao grupo e contribuindo para essa riqueza, além das crianças, adolescentes e jovens do projeto, com a missão de conservar e trazer uma maior valorização à renda.

Portfólio do grupo elaborado pelos estudantes da equipe Mães que Bordam:

portfólio-1 portfolio-2 portfolio-3 portfolio-4

O portfólio das Mães que bordam da OCA constitui-se de umas amostras de pontos, além de fotografias das modelos da comunidade vestidas de renda. Este mix artístico juntando imagens e tecidos dá um toque todo especial ao mostruário!