Quinta formação dos estudantes do LabModa+!
No último sábado, aconteceu no SENAC da Lapa o quinto encontro entre os estudantes que participam do LabModa+, um projeto organizado pelo Instituto Ecotece para reunir marcas de moda, grupos produtivos e estudantes numa dinâmica de criação em conjunto.
Durante a formação deste sábado, os estudantes trocaram suas experiências de trabalho junto com os grupos produtivos e realizaram seu próprio Plano de Desenvolvimento Individual a fim de melhor planejar suas aprendizagens ao longo do projeto. Confira aqui mais detalhes sobre o encontro!
Dinâmica de consciência corporal
A formação começou com uma atividade ao ar livre, elaborada por Livia do Ecotece e inspirada da prática da eutonia. Alguns estudantes caminharam lentamente pelo patio da faculdade, buscando maior consciência de suas sensações e ações. Após percorrer um curto caminho, cada participante parou e teve que efetuar os mesmos passos, desta vez andando de costas!
Tendo maior consciência do caminho percorrido, cada um poderá tirar melhor proveito dos ensinos adquiridos durante sua trajetória.
Ao longo de sua evoluição juntos com os grupos e marcas de moda, os jovens estilistas estão ganhando novos saberes e habilidades, tanto pessoais quanto técnicos que os ajudarão para o resto de sua vida profissional!
Ensinos e trocas de experiências
Este quinto encontro foi também essencial para o Ecotece clarificar o papel desempenhado pelos estudantes durante o projeto LabModa+.
Não somente eles têm que apoiar os grupos produtivos na gestão da produção e procura de soluções, mas precisam também trazer para eles inovação e ousadia. De fato, os jovens estilistas têm talento para ¨pensar fora da caixa¨ e conhecem as novas tendências do mercado da moda. A ideia é que eles tragam criatividade para os grupos da Economia Solidária a fim que estes consigam desenvolver técnicas novadoras que possam atrair os clientes da moda.
Durante a formação, cada participante contou as atividades do grupo com o qual trabalha, apontando pelos desafios superados nas últimas semanas e os próximos objetivos a serem atingidos.
Durante as conversas, cada estudante teve que refletir sobre as seguintes questões:
- Como melhor se planejar ao longo de uma produção e lidar com imprevistos?
- Quais são as ferramentas mais adaptadas para se relacionar com os produtores e as marcas?
- Como conseguir gerir suas emoções durante o trabalho?
Essa troca de visões foi extremamente enrequecedora para os participantes, que reconheceram a importância de se inspirar da experiência dos demais e dos saberes trazidos pelo Ecotece para construir uma moda mais inclusiva e humanizada.
Plano de Desenvolvimento Individual dos estudantes
No final do dia, Ecotece apresentou para os estudantes a metodologia do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Fala-se de um método de coaching empresarial que visa ajudar trabalhadores no desenvolvimento de suas habilidades pessoais e profisionais para eles ganharem eficiência e se sentirem mais realizados no dia a dia.
Cada estudante escreveu numa folha de papel a lista das habilidades que possui e as que queria ainda desenvolver ao longo do LabModa+. Alguns saberes já foram adquiridos nesses primeiros meses de envolvimento com a elaboração do portfólio dos grupos. Porém os estudantes estão pensando nas numerosas aprendizagens que vão ser permitidas pelo encontro com as marcas de moda do projeto.
Durante a realização dos PDIs, a equipe do Ecotece ajudou cada jovem a estabelecer um plano de ação que possa permitir esse ganho de experiências nos próximos meses e garantir o crescimento de cada participante.