Segunda formação dos estudantes do LabModa+!

Aconteceu no último sábado no Ponto de Economia Solidário do Butantã a segunda formação dos estudantes que participam do Labmoda+. O encontro foi organizado pela equipe do Ecotece e contou com a presência da Bida Thomazini, editora-chefe do Casa Tear Magazine, nosso parceiro na área da comunicação.

Nesta etapa do projeto, os 5 grupos produtivos que irão participar do Lab já foram escolhidos (você pode olhar o perfil deles aqui). Agora, chegou a hora de constituir as equipes de estudantes que irão acompanhar cada grupo ao longo do seu caminho de desenvolvimento. Mas como fazer isso?

Para saber mais sobre as habilidades dos estudantes, o Ecotece organizou várias atividades e dinâmicas visando regatar os saberes e interesses de nossos jovens estilistas. Siga-nos nesta jornada e descubra o programa deste dia de formação intensa!

Recebendo o diário de bordo

O que é um diário de bordo? Um instrumento que permite reunir inspirações, impressões, sentimentos, instintos criativos, palpites de estudo de cor e de forma… O diário de bordo é a ferramenta-chave do jovem estilista!

Cada um dos estudantes recebeu no começo do dia um caderno que irá o acompanhar ao longo do projeto. Na primeira página do diário, o estudante inscreve o que ele sabe hoje em termos de saberes técnicos e habilidades pessoais. Na última página, anota o que quer desenvolver no projeto e onde quer chegar daqui a 4 meses. Aí começa a sua jornada!

Habilidades pessoais e técnicas

Logo despois, os estudantes foram convidados a escreverem em cartazes suas habilidades tanto pessoais quanto técnicas. Tiveram também que se projetar no futuro refletindo sobre os saberes que querem adquirir graças a sua participação no LabModa+.

Um primeiro desafio que gerou cartazes super coloridos, olha só!

habilidades-tecnicas

habilidades-tecnicas

Descobrindo os grupos selecionados

Chegou o momento para os estudantes de descobrirem os grupos selecionados para o Lab!

Após conhecer cada um dos grupos produtivos do projeto e ver quais suas especialidades e desejos de melhoriacada estudante sugeriu como poderia contribuir para ajudar os grupos a atingirem seus objetivos.

Os post-it coloridos surgiram em abundância para colorirem e enriquecerem a trajetória futura dos grupos!

casar-grupos-estudante

contribuição-estudantes

Preparando o primeiro encontro com os grupos

Mas, será que os estudantes se sentem prontos para começarem a trabalhar com os grupos produtivos?

Durante uma rodada de conversa muito rica, os jovem estilisas discutiram sobre a questão do olhar sobre o outro, enfatizando a importância da escuta e empatia ao se relacionar com desconhecidos. Relatos profissionais e pessoais permitiram a todos repensarem o significado dos relacionamentos interpessoais e se prepararem para penetrar o mundo ainda desconhecido dos grupos produtivos.

discussão

Dinâmica de confiança

Finalmente, o encontro se encerrou com a organização de uma dinâmica atípica para testar a capacidade de confiança dos estudantes. Cada um teve que fechar os olhos e se deixar balançar pelos braços seguros dos seus companheiros, num gesto de entrega total. Ah que medo!

dinamica-de-confianca

Os participantes contaram depois a dificuldade do exercício que força a abandonar suas resistências internas e a se apoiar nos demais. Com certeza, tal dinâmica ajudou a reforçar os vínculos entre os estudantes que irão constituir um grupo mais solidário a longo do projeto!

Não perca nossas próximas publicações. Logo apresentaremos os perfis dos estudantes que participam dos LabModa+ para você os conhecer melhor e descobrir suas aspirações e talentos!