Primeira formação dos estudantes do LabModa+!

[fullwidth background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”20px” padding_bottom=”20px” padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”” id=””][title size=”1″ content_align=”left” style_type=”default” sep_color=”” margin_top=”” margin_bottom=”” class=”” id=””][/title][fusion_text]Aconteceu no começo do mês a primeira formação dos 14 estudantes selecionados para participarem do projeto LabModa+. Estudantes e membros do Instituto Ecotece se reuniram no Impact Hub, um espaço de co-working e colaboração para empreendedores sociais localizado na Zona Oeste de São Paulo. Foi uma experiência incrível na qual os participantes tiveram a oportunidade de se conhecer melhor e trocar suas visões da moda ética e sustentável com muita alegria!

O papel dos estudantes no LabModa+

O LabModa+ não é curso, nem um estágio, mas sim uma vivência transformadora. Visa sobretudo criar um ambiente propício para a transmissão de visões, saberes e experiências entre os diferentes atores da moda: grupos produtivos, marcas de moda e design, e futuros estilistas. Neste sentido, os estudantes selecionados para o projeto estão se preparando para mergulhar no universo ainda desconhecido da moda sustentável, na qual irão participar da criação de peças éticas e inclusivas que carregam lindas histórias e valores.

Os estudantes são peças-chaves do projeto LabModa+, uma vez que irão desempenhar o papel de gestor, facilitador e comunicador entre os grupos produtivos, os estilistas e os membros do Ecotece. Num processo contínuo de aprendizagem e transformação, os jovens seguirão os grupos durante o passo a passo da produção, ajudando-os a desenvolverem novas técnicas e enriquecerem o seu portfólio de produtos. Em contato com estilistas profissionais, eles irão conhecer também a outra ponta do mercado da moda, explorando a identidade de cada marca e auxiliando-a na comercialização dos produtos criados durante o Lab.

Primeira formação, primeiros debates

Durante este primeiro dia de formação, o Ecotece apresentou para os estudantes os principais conceitos da moda ética e sustentável, de tal modo a gerar um rico debate entre eles sobre a questão da distribuição do poder entre os atores atuais da moda e sobre o papel do consumidor como agente de mudança. O Ecotece também expôs para os jovens os princípios-chaves da Economia Solidária e do Comércio Justo que estão ao coração da filosofia de ação do Instituto Ecotece.

02042016- LabModa_Formacao_estudantes_3

Primeira formação, novos desafios

Diversas atividades foram organizadas neste dia de formação. Dentre elas, a dinâmica do ¨Totem da vida¨: uma atividade de criação bastante desafiadora que consistiu em elaborar um objeto simbólico muito pessoal a partir de um pedaço de arame!

LabModa_Formacao_estudantes_4

Os estudantes tiveram que materializar uma ideia, um projeto ou uma crença em relação ao seu papel no mundo da moda e suas expectativas para o LabModa+. A atividade gerou muito entusiasmo e alegria, já que os estudantes conseguiram com muito talento exteriorizar seus pensamentos e emoções e contar seus projetos pessoais usando suas mãos e não só suas vozes… Formas de flores, espirais, folhas, círculos, etc. surgiram da mente destes jovens criadores para encarnar a realidade de um mundo mais ético e consciente!

LabModa_Formacao_estudantes_5

Em breve, estaremos aqui mais uma vez para contar os acontecimentos da próxima etapa do projeto e quem são os estudantes e grupos selecionados  para o LabModa+. Aguardem![/fusion_text][/fullwidth][fullwidth background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”20″ padding_bottom=”20″ padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”” id=””][/fullwidth]