Visita da Sandra de Albuquerque no grupo Flor de Cabruêra

Sandra de Albuquerque é engenheira têxtil e especialista na gestão de confecções de costura. Após a visita do grupo produtivo Retece, que aconteceu no mês passado, a Sandra topou mais uma vez compartilhar sua expertise, ajudando o grupo Flor de Cabruêra a rever seu processo produtivo e organizar melhor seu espaço de trabalho.

 

Flor de Cabruêra é uma marca socio-comunitária do Instituto NUA (Nova União da Arte) localizada na Vila Nova União (Zona Leste de São Paulo). A marca associa promoção social e reaproveitamento de resíduos industriais para a confecção de produtos ecodesign. Reutiliza banners, cintos de segurança, airbags e câmara de pneus para conceber novos modelos de bolsas, mochilas, carteiras, dentre outros acessórios de moda e design. Essa iniciativa gera renda, educação e cidadania a uma população infantil, jovem e adulta.

Assessoria em gestão de produção

Foram muitos os conselhos dados pela Sandra ao longo da visita. Descubra abaixo algumas das dicas proporcionadas pela Sandra para os integrantes do Flor:

  • Estimar corretamente os tempos de produção para conseguir orçar os produtos da melhor forma e planejar a produção adequadamente
  • Elaborar uma ficha de produção detalhando os materiais utilizados e as características de cada produto
  • Fazer pausa a cada duas horas durante o tempo produtivo para arejar a cabeça e esticar o corpo
  • Fazer controle de qualidade das peças durante a produção – revisando as peças a medidas que são produzidas – e não no final
  • Re-organizar o espaço, setorizando melhor os materiais, colocando-os em prateleiras e armários, e sobretudo deixando livres as saídas e entradas de emergência.

Se você conhece um grupo produtivo que gostaria também de se beneficiar pela assessoria da Sandra de Albuquerque, pode entrar em contato com ela através de seu blog.