Quarta formação dos estudantes do LabModa+!

Aconteceu neste sábado a quarta formação dos estudantes que participam do projeto LabModa+ desenvolvido pelo Instituto Ecotece. Dessa vez, os jovens estilistas se reuniram na Casa de Trocas, um espaço de coworking colaborativo localizado no bairro do Pacaembu, em São Paulo, que promove uma nova forma de compartilhar objetos, ideias e projetos!

A formação proposta pelo Ecotece neste dia se baseou em dinâmicas e rodas de conversa visando sensibilizar os estudantes aos problemas da indústria têxtil e incentivá-los a pensarem em alternativas para construir as fundações de um novo mercado da moda.

Quer saber mais sobre o encontro? Confira aqui o nosso relato!

Dinâmica dos olhos vendados

Fechar os olhos para ampliar os nossos sentidos e perceber o mundo de outro jeito, sem o uso da visão… Tal foi o primeiro desafio do dia para os estudantes do LabModa+! Com os olhos vendados, aprenderam a reconhecer e se conectar com os demais através de outras sensações: o toque do cabelo, do tecido da roupa, a escuta da voz, etc.

¨O essencial é invisível aos olhos¨, escreve Antoine de Saint-Exupéry no livro O Pequeno Príncipe. Indo além de nossas sensações visuais, conseguimos obter um conhecimento mais profundo das coisas e de seu valor intrínseco.

olhos-vendados

Vale mesmo se livrar da dependência que podemos ter com o mundo das imagens. De fato, estamos invadidos pelas representações, publicidades, cores e formas impostas à nossa visão.

Fechar os olhos, meditar e repensar o poder de nossos outros sentidos permite enxergar o mundo de outro jeito e valorizar o que não está visível aos nossos olhos.

 

 

The True Cost: O verdadeiro custo da moda

discussao-moda-3Na semana passada, os estudantes do LabModa+ foram convidados a visualizar o documentário The True Cost que apresenta os altos custos sociais e ambientais induzidos pela indústria têxtil e pelo mercado da moda (veja o trailer do documentário aqui).
Durante o encontro de sábado, os jovens discutiram sobre estes desafios tentando identificar os fatores e atores responsáveis pela perpetuação destes maiores gargalos.

Buscaram também soluções para repensar a organização do ciclo de produção das roupas e concretizar uma moda mais ética e sustentável.

 

Apresentação dos portfólios

Durante o encontro, cada equipe de estudante apresentou também o portfólio de amostras e fotos que elaborou para seu grupo produtivo. Os jovens contaram as especificidades de cada mostruário, destacando o cuidado e a atenção que foram investidos na elaboração de cada exemplar, graças à ajuda dos integrantes do grupo.

Como se pode ver abaixo, por exemplo, a capa do portfólio do CUPINS compõe-se de uma linda madeira xilogravada pelo grupo que recria o seu logotipo.

portfolio-dos-grupos

 

Quer saber mais sobre o projeto LabModa+? Não perca nossas próximas postagens, acompanhe-nos sempre na página Facebook do Instituto Ecotece!