Cavalera + C.U.P.I.N.S

Sobre a parceria

A colaboração foi o ponto de partida para esse projeto que uniu a marca Cavalera e o coletivo C.U.P.I.N.S (Central Unida de Pessoas Inventando Novas Saídas). Dessa collab nasceram seis estampas criadas a várias mãos, que deram vida à t-shirts feitas de algodão com poliéster reciclado.

No desenvolvimento, o Ecotece produziu cinco oficinas presenciais – entre elas desenho, pintura e colagem – com o objetivo de unir a experiência da Cavalera às habilidades dos integrantes do grupo, que fazem parte do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Santo André, instituição que enxerga o trabalho como um meio para o empoderamento e reinserção social. As oficinas aconteceram na sede do C.U.P.I.N.S, e também no Coletivo 358, onde os integrantes puderam conhecer o trabalho de outros artistas.

Sobre o grupo

O coletivo C.U.P.I.N.S foi criado em 2006, e é especializado em técnicas de serigrafia de monocromia, policromia e xilogravura. Na primeira edição do projeto foram produzidas 1.200 t-shirts, e 4% do lucro obtido com a venda de cada peça, foi reinvestido no projeto e no grupo.