Projeto Ginga + Retece

Sobre a parceria 

Foram produzidas camisetas em PET reciclado + algodão, costuradas pelo Retece e estampadas com fotografias captadas pelo projeto. Os sócios realizaram duas expedições, Tapajós e Xingu, onde fotografaram áreas de campos de futebol de várzea. 

Essas imagens se transformaram nas estampas das camisetas, a partir de técnicas de estamparia Digital e Silk Screen. Foram produzidas camisetas em três estampas, para as coleções Tapajós e Xingu.

O projeto teve como objetivo estruturar campinhos de futebol em áreas de várzea, em parceria a ONG’s de comunidades ribeirinhas – elaborando redes para o gol, a partir de garrafas PET recolhidas ao longo do trajeto da expedição. 

Sobre a marca

Ginga é um projeto que atua para melhorar a vida das pessoas utilizando o futebol como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social. As camisetas funcionam como um meio de divulgação das ações realizadas, e captação de recursos para as comunidades atendidas.

Sobre o grupo

Retece é um grupo produtivo do setor de confecção, especializado em corte e costura de malharia, que preza pela utilização de materiais e práticas com menor impacto ambiental. Formado em 2009 com o apoio do Ecotece, Instituto Avon e o CDHU, hoje é composto por seis mulheres empreendedoras que tecem histórias de superação. Através de seus produtos e ações, elas ensinam lições sobre o equilíbrio entre a satisfação pessoal, a preservação do planeta e o bem estar social.