Vivência na Fundação Arco: seleção dos estudantes para o LabModa+

fundacao-arco-vivencia-ecotece

[fullwidth background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”150px” padding_bottom=”20px” padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”” id=””][title size=”1″ content_align=”left” style_type=”default” sep_color=”” margin_top=”” margin_bottom=”” class=”” id=””]

Vivência na Fundação Arco: seleção dos estudantes para o LabModa+

[/title][fusion_text]No último sábado, 20 estudantes de moda e design,  foram levados para a Fundação Arco para participar de uma vivência transformadora organizada pelo Instituto Ecotece e que faz parte das atividades de seleção para o ingresso no LabModa+.

O objetivo deste encontro foi selecionar os 12 estudantes que irão participar do projeto nos próximos meses e, para isso, várias atividades foram organizadas pela equipe do Ecotece. Em conjunto com 30 mães artesãs membros do grupo Colcha de Retalhos, este encontro teve como objetivo testar a capacidade de empatia dos estudantes, assim como suas habilidades de escuta ativa, pró-atividade, criatividade e de liderança participativa.

E aí, como foi? Quais foram os resultados desta vivência? A partir de agora, vocês vão embarcar conosco numa viagem pela Arco e mergulhar  em um mundo de trocas e co-criação.

Bem-vindo à Fundação Arco!

Fundada em 1991, a Fundação Arco desenvolve programas de atendimento básico para 600 crianças e adolescentes excluídos socialmente. Localizada no bairro da Chácara Flórida, na Zona Sul de São Paulo, a associação atende jovens e suas mães oferecendo oficinas de costura e artesanato, além de propor um acompanhamento físico e psicológico para todas estas mulheres.

Durante esta vivência, os estudantes de moda tiveram a oportunidade de descobrir o universo criativo das mães da Arco e esta descoberta resultou numa experiência multissensorial através de um mundo encantado de bonecas, brinquedos, colares e outros lindos produtos feitos à mão.

Uma vivência transformadora

Abertura e conexões

Os 20 estudantes e as 30 mães artesãs passaram um dia de muitas trocas e aproximação.

Lab_moda+_vivencia_arco-2

As atividades do dia começaram com rodadas de conversa em pequenos grupos de 10 participantes. Mães e estudantes aceitaram contar uma história pessoal ligada à sua experiência com o fazer, a produção e a criação. Surgiram lembranças de dores e frustração, mas também instantes de luz e auto-revelação, tal como este testemunho de uma mãe:

¨Eu era muito depressiva, ficava em casa, não conversava com ninguém. Aí descobri a Arco e meu mundo se iluminou. Comecei a criar, a fazer artesanato, e consegui vender meus produtos. É nada, mas só de ver um produto que você mesmo criou com suas próprias mãos é uma satisfação imensa. Hoje estou vivendo de novo.¨

Fortes laços foram tecidos entre mães e estudantes; conexões invisíveis foram se revelando através destas trocas de momentos íntimos e pedaços de vida. Os estudantes se identificaram com os relatos das artesãs e as mães foram sensíveis às experiências dos estudantes. Uma troca muito rica, viva e humana, começou a ser construída entre os participantes.

Confiança e auto-confiança

O dia continuou com um exercício essencial para trabalhar a confiança e a auto-confiança. Foram formados pequenos grupos com um estudante e dois ou três mães. Em cada grupo, uma ou duas pessoas andavam de olhos fechados sendo guiada pelo outro.

Lab_moda+_vivencia_arco-10

Estudantes e mães vivenciaram, através deste exercício, o quanto é importante se abrir ao outro para estabelecer uma relação equilibrada de confiança. Na verdade, guiando ou sendo guiado, todos temos a oportunidade de cuidar e de sermos cuidados pelos outros, e à partir daí pode nascer uma relação de confiança duradoura entre as pessoas. É isto que buscou a equipe do Ecotece nesta atividade.

Co-criação

Depois dessa caminhada sensível, em que estudantes e mães tiveram que confiar e depender um do outro, a proposta da próxima atividade foi a de criar um produto juntos. Por isso, os mesmos grupos formados por mães e estudantes tiveram que desenvolver um protótipo usando os materiais e ferramentas que estavam disponíveis entre retalhos, fios, barbantes e outras peças trazidas pelo Ecotece.

Lab_moda+_vivencia_arco-15

Cada grupo criativo teve apenas 30 minutos para concluir suas idéias. E no final do prazo de execução, surgiram criações lindas e cheias de histórias. A maior parte dos grupos trabalharam em cima de acessórios como colares, pulseiras, tiaras, bolsinhas e chaveiros, tentando resgatar suas histórias de vida pessoal e seus talentos para construir peças ricas e coerentes.

As mães da Arco trouxeram toda a sua sabedoria, suas experiências como artesãs talentosas e repletas de experiências de vida. Os jovens estudantes trouxeram o olhar para o moderno, o conhecimento do novo e a energia da ação. Esse encontro de gerações teve o potencial de gerar produtos lindos e criativos.

Lab_moda+_vivencia_arco-17

Qual foi o tipo de transformação que aconteceu na Arco neste dia?

Uma estudante mandou para o Ecotece a seguinte mensagem um dia após a vivência:

¨Palavras não serão suficientes para agradecer pela experiência profissional e principalmente de vida oferecida ontem pelo Instituto Ecotece na Fundação Arco. Minha esperança pela vida e pela capacidade de mudança foi completamente renovada.¨

Mesmo que nem todos os estudantes participantes desta vivência sejam selecionados para o LabModa+, acreditamos que essa experiência irá abrir novos caminhos para a mudança e mostrar que o mundo onde compartilhamos idéias e experiências é viável em qualquer setor produtivo, seja na moda, no design, e muito além!

Em breve, estaremos aqui mais uma vez para contar os acontecimentos da próxima etapa do projeto e quem são os estudantes selecionados  para o LabModa+. Aguardem![/fusion_text][/fullwidth][fullwidth background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”20″ padding_bottom=”20″ padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”” id=””][/fullwidth]