Visita de Fernanda Yamamoto nas Mães que Bordam da OCA

Quinta-feira passada, o Instituto Ecotece organizou a visita da estilista Fernanda Yamamoto no espaço das Mães que Bordam da OCA, uma escola cultural localizada em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo.

As Mães que Bordam, especializadas na técnica da Renda Renascença, apresentaram os lindos frutos do seu trabalho manual para a Fernanda Yamamoto e sua equipe, destacando o seu poder de criação e de inovação na elaboração de pontos tanto tradicionais quanto inovadores.

A visita seguiu com a exploração da Aldeia jesuíta de Carapicuíba, que fica ao lado do espaço das rendeiras.

Confira como foi o encontro através de nosso relato fotográfico!

visita-fernanda-yamamoto-7

A OCA – Escola cultural

A  OCA – Escola Cultural  foi criada em 1996 por um grupo de profissionais em busca de uma formação brasileira de crianças e jovens. Para tanto, desenvolve atividades com as crianças da Aldeia de Carapicuíba através de um repertório gestual, plástico, musical e literário da cultura brasileira, com objetivo de garantir às crianças e adolescentes da comunidade o direito ao desenvolvimento integral através da arte e da cultura brasileira como práticas que legitimem a consciência de si, do outro e da comunidade,valorizando a riqueza cultural desse lugar, habitado predominantemente por migrantes. (texto extrato do site da OCA)

visita-fernanda-yamamoto-13 visita-fernanda-yamamoto-14 visita-fernanda-yamamoto-15 visita-fernanda-yamamoto-16

Descobrindo o trabalho das rendeiras

O grupo de Mães que Bordam nasceu em 2006 a partir da alfabetização de pais, mães, avós e bisavós da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba. A partir de 2010 a Renda Renascença tornou-se o carro chefe do trabalho, trazida para o grupo pela mestra de Cultura Popular reconhecida pelo Ministério da Cultura, Wilma da Silva.

Durante a visita de quinta-feira, Fernanda Yamamoto pôde descobrir várias peças de renda e bordado elaboradas pelas Mães da OCA e feitas a partir de diversos tipos de materiais e linhas coloridas.

visita-fernanda-yamamoto-62visita-fernanda-yamamoto-6visita-fernanda-yamamoto-9visita-fernanda-yamamoto-3visita-fernanda-yamamoto-8

Apresentando o portfólio do grupo

O grupo de Mães mostrou também o seu portfólio recentemente finalizado contando com todos os pontos de renda que o grupo sabe elaborar.

Apresentaram também para a estilista diversas amostras de renda com pontos totalmente novos que as rendeiras experimentaram para representar desenhos inovadores que possam seduzir marcas do mercado da moda.

visita-fernanda-yamamoto-5

Explorando a Aldeia Jesuíta de Carapicuíba

A visita da Fernanda Yamamoto se finalizou com a exploração da Aldeia Jesuíta de Carapicuíba (datada de 1580), patrimônio histórico nacional cujo estado de conservação exemplar a coloca como a aldeia jesuíta melhor preservada no país.
visita-fernanda-yamamoto-11 visita-fernanda-yamamoto-10