Visita da estilista Mariana Jungmann nas Mães da OCA

O Instituto Ecotece organizou a visita da estilista Mariana Jungmann no espaço das Mães da OCA, uma escola cultural localizada em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo.

As Mães que Bordam, especializadas na técnica da renda renascença, apresentaram os lindos frutos do seu trabalho manual para a Mariana Jungmann e sua equipe. Durante a visita, a estilista, que é também rendeira profissional, ensinou uma nova técnica para as Mães, e juntas elas criaram novos pontos para a realização da futura coleção da estilista.

Venha conosco e caminhe por este percurso de muita criação e inovação!

marianajungmann-oca-ecotece-12

Fotografias: Camila Svenson

 As Mães da OCA

O grupo de Mães da Oca Escola Cultural nasceu em 2006 a partir da alfabetização de pais, mães, avós e bisavós da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba. Ao longo dos anos o espaço de alfabetização transformou-se em algo muito maior e hoje a Oca tem um trabalho especifico com a cultura brasileira, resgatando um pouco da tradição manual com mulheres das mais diversas regiões do Brasil, valorizando suas historias e trazendo tradições dos lugares de onde vieram.

A partir de 2010 a renda renascença tornou-se o carro chefe do trabalho, trazida para o grupo pela mestra de Cultura Popular reconhecida pelo Ministério da Cultura, Wilma da Silva. A partir deste fazer outras rendeiras do município de Carapicuíba foram se juntando ao grupo e contribuindo para essa riqueza, além das crianças, adolescentes e jovens do projeto, com a missão de conservar e trazer uma maior valorização à renda.

Mariana Jungmann no grupo de Mães da OCA

A estilista Mariana Jungmann – estrela da moda brasileira na Inglaterra, onde ela vive e trabalha – começou em Agosto passado um trabalho de coocrição com o grupo de Mães da OCA, promovido pelo Instituto Ecotece. As rendeiras desenvolveram várias peças rendadas que a estilista acrescentou aos modelos de vestidos que ela desenvolveu para o próximo verão europeu.

O Instituto Ecotece organizou no mês passado a visita da estilista no grupo de Mães para propiciar um momento de criação em conjunto. No dia da visita, Mariana Jungmann admirou várias peças de renda e bordado elaboradas pelas Mães da OCA e feitas a partir de diversos tipos de materiais e linhas.

marianajungmann-oca-ecotece-1

 

 

marianajungmann-oca-ecotece-4marianajungmann-oca-ecotece-3

Criação e inovação na renda renascença

Mariana Jungmann baseia suas criações nos saberes artesanais do Brasil. De tal modo, a renda renascença está ao coração de suas coleções de moda.

No dia da visita nas Mães da OCA, a estilista propôs de ensinar um novo ponto de renda renascença para as rendeiras: o ponto constelação. Sendo mestra na técnica da renda, Mariana Jungmann quis mostrar para as Mães uma nova técnica que elas poderão depois se apropriar para desenvolver suas próprias criações.

marianajungmann-oca-ecotece-5

 

 

 

 

 

 

 

 

Após essa dinâmica de aprendizagem, a estilista sugeriu que cada rendeira tentasse inventar um novo ponto de renda renascença.

“Vamos brincar?, propôs a Mariana para as Mães da OCA. A ideia é valorizar a intuição e o inconsciente para criar algo novo!”

E aí começou o tempo da criação:

marianajungmann-oca-ecotece-6  marianajungmann-oca-ecotece-7 marianajungmann-oca-ecotece-8  marianajungmann-oca-ecotece-11marianajungmann-oca-ecotece-10  marianajungmann-oca-ecotece-9

No final desse momento, as Mães expressaram para todos a alegria de criar algo novo:

“A sensação de liberdade é boa. Se foge da ideia da tradição!” (Aliane)

“A gente está acostumado a usar os mesmo pontos e as mesmas linhas. Escapar disso é difícil, mas sempre dá para combinar pontos e fazer variações a partir do que a gente já sabe.” (Lucilene)

E Mariana Jungmann respondeu para elas:

“Eu não sugeri esse exercício à toa. Na verdade, vocês têm a renda de vocês, e com suas técnicas vocês são capazes de criar um mundo. Por que não fazer da renda a sua própria identidade? Vocês têm uma coisa única e podem crescer muito com isso!”

Assim se concluiu esse lindo encontro criativo na Escola Cultural da OCA na Aldeia de Carapicuíba. Com certeza, nenhuma de nós esquecerá esse momento tão único de troca e inovação.

Aguardem: em breve vão descobrir os frutos desse lindo encontro na nova coleção Mariana Jugmann + Ecotece + Grupo de Mães OCA!