Terceira formação dos estudantes do LabModa+

No último sábado, aconteceu na sede da ABEST – Associação Brasileira de Estilistas, a terceira formação dos estudantes que participam do LabModa+. As duplas e trios de estudantes já começaram o seu trabalho de pesquisa investigando novas técnicas, materiais e desenhos que poderiam ser incorporados no processo produtivo de cada grupo afim de gerarem peças inovadoras e sustentáveis.

Durante este dia de formação com os estudantes, a equipe do Instituto Ecotece organizou algumas dinâmicas e rodas de conversa para ajudar os jovens estilistas a refletirem sobre suas ações e se prepararem para as futuras etapas do projeto LabModa+.

Quer saber como foi este dia? Vem comigo!

Príncipios do Design Thinking

O Design Thinking é um método de gestão de projetos humanizado que se propõe de facilitar a elaboração de produtos e serviços que atendam as necessidades reais das pessoas. Lia Spínola, Presidente do Instituto Ecotece, apresentou para os estudantes os príncipios centrais do Design Thinking enfatizando a semelhança entre o LabModa+ e esta nova abordagem.design-thinking-2

Os jovens estilistas já passaram pela etapa da empatia por ter conversado com os membros dos grupos e ouvido suas histórias de vida e experiências de trabalho. Hoje os estudantes se encontram nas etapas da definição e ideação, já que estão conduzindo várias pesquisas para os grupos produtivos e procurando novas referências para ampliar o leque criativo destes empreendimentos. Após esta fase, eles terão que selecionar algumas ideias e ajudar os grupos a realizarem o mostuário de suas peças e técnicas para apresentá-lo aos futuros clientes do mundo da moda.

Dinâmica do cliente

Uma das dificuldades principais que podem encontrar jovens estilistas que começam a trabalhar com grupos produtivos para vender seus serviços para marcas de moda é a seguinte: como valorizar o trabalho destes empreendimentos no mercado e destacar suas habilidades e particularidades frente à marcas de moda renomeadas?

dinamica-clientePara ajudar os estudantes a superarem este tipo de problema, a equipe do Ecotece organizou uma dinâmica teatral na qual alguns estudantes incorporam o papel de um cliente do mercado enquanto outros se imaginaram como os representantes de um grupo produtivo e tentaram vender seus serviços para o cliente. Nesta curta encenação, os estudantes se apropriaram totalmente a retórica e modo de falar de cada parte e se engajaram juntos numa troca rica e animada.

Os estudantes porta-vozes dos grupos souberam por exemplo defender o profissionalismo dos empreendimentos da Economia solidária enfatizando a riqueza de suas técnicas e processos, a fim de tentar convencer os clientes mais focados em questões de eficiência e controle de custo.

Dinâmica da mentoria

Agora é hora de falar dos grupos produtivos! Para isso, os estudantes se dividiram em equipes produtivas (duplas e trios responsáveis por cada grupo) e trocaram entre eles ideias e experiências sobre seus primeiros contatos com os empreendimentos. Tiveram que identificar os desafios principais dos grupos, afim de destacar as decisões que precisam ser tomadas hoje para os ajudarem a superar estes obstáculos.

exemplo-arteiras-maristasOs três estudantes que acompanham o grupo Arteiras Maristas, por exemplo, notaram que o grupo de bordadeiras ainda não têm uma noção exata de quanto tempo precisa para executar um trabalho de bordado. Portanto, as estudantes mandaram para o grupo tecidos desenhados a fim que realizasse um bordado encima medindo o tempo que demora para completar este trabalho. De tal forma, será possível elaborar um portfólio profissional para o grupo Arteiras Maristas, apresentando tanto os pontos de bordado que sabe fazer, quanto os materiais nos quais pode bordar e o tempo que precisa ser investido para realizar cada tipo de bordado.

Sustentabilidade na moda

Para encerrar o encontro, a equipe do Ecotece montou uma mesa de apresentação de diversos materiais ecológicos para mostrar aos estudantes todas as possibilidades que existem hoje para criar uma moda mais sustentável.

Os jovens ficaram muito interessados em descobrirem tecidos de algodão orgânico, borracha da amazônia, recuperação de textil desfibrado… e até zipers de bolsas biodegradáveis!

IMG_1389_bNa moda, o mundo da sustentabilidade pode encantar a todos, o desafio hoje é baratear estes tipos materiais para que sejam mais competitivos em relação aos outros (de couro, algodão convencional, plástico, viscose, poliester, etc.) que são mais degradentes para o meio ambiente.