Quinta formação dos estudantes do LabModa+!

No último sábado, aconteceu no SENAC da Lapa o quinto encontro entre os estudantes que participam do LabModa+, um projeto organizado pelo Instituto Ecotece para reunir marcas de moda, grupos produtivos e estudantes numa dinâmica de criação em conjunto.

Durante a formação deste sábado, os estudantes trocaram suas experiências de trabalho junto com os grupos produtivos e realizaram seu próprio Plano de Desenvolvimento Individual a fim de melhor planejar suas aprendizagens ao longo do projeto. Confira aqui mais detalhes sobre o encontro!

Dinâmica de consciência corporal

A formação começou com uma atividade ao ar livre, elaborada por Livia do Ecotece e inspirada da prática da eutonia. Alguns estudantes caminharam lentamente pelo patio da faculdade, buscando maior consciência de suas sensações e ações. Após percorrer um curto caminho, cada participante parou e teve que efetuar os mesmos passos, desta vez andando de costas!

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Tendo maior consciência do caminho percorrido, cada um poderá tirar melhor proveito dos ensinos adquiridos durante sua trajetória.

Ao longo de sua evoluição juntos com os grupos e marcas de moda, os jovens estilistas estão ganhando novos saberes e habilidades, tanto pessoais quanto técnicos que os ajudarão para o resto de sua vida profissional!

Ensinos e trocas de experiências

Este quinto encontro foi também essencial para o Ecotece clarificar o papel desempenhado pelos estudantes durante o projeto LabModa+.

Não somente eles têm que apoiar os grupos produtivos na gestão da produção e procura de soluções, mas precisam também trazer para eles inovação e ousadia. De fato, os jovens estilistas têm talento para ¨pensar fora da caixa¨ e conhecem as novas tendências do mercado da moda. A ideia é que eles tragam criatividade para os grupos da Economia Solidária a fim que estes consigam desenvolver técnicas novadoras que possam atrair os clientes da moda.

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Durante a formação, cada participante contou as atividades do grupo com o qual trabalha, apontando pelos desafios superados nas últimas semanas e os próximos objetivos a serem atingidos.

Durante as conversas, cada estudante teve que refletir sobre as seguintes questões:

  • Como melhor se planejar ao longo de uma produção e lidar com imprevistos?
  • Quais são as  ferramentas mais adaptadas para se relacionar com os produtores e as marcas?
  • Como conseguir gerir suas emoções durante o trabalho?

Essa troca de visões foi extremamente enrequecedora para os participantes, que reconheceram a importância de se inspirar da experiência dos demais e dos saberes trazidos pelo Ecotece para construir uma moda mais inclusiva e humanizada.

Plano de Desenvolvimento Individual dos estudantes

No final do dia, Ecotece apresentou para os estudantes a metodologia do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Fala-se de um método de coaching empresarial que visa ajudar trabalhadores no desenvolvimento de suas habilidades pessoais e profisionais para eles ganharem eficiência e se sentirem mais realizados no dia a dia.

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Cada estudante escreveu numa folha de papel a lista das habilidades que possui e as que queria ainda desenvolver ao longo do LabModa+. Alguns saberes já foram adquiridos nesses primeiros meses de envolvimento com a elaboração do portfólio dos grupos. Porém os estudantes estão pensando nas numerosas aprendizagens que vão ser permitidas pelo encontro com as marcas de moda do projeto.

Durante a realização dos PDIs, a equipe do Ecotece ajudou cada jovem a estabelecer um plano de ação que possa permitir esse ganho de experiências nos próximos meses e garantir o crescimento de cada participante.