Curso de Miçangas

Mane: Artes e Miçangas Huni Kuin

 

Mane, é uma das vivências de Keneya, um conjunto de oficinas que giram em torno das práticas artísticas do povo Huni Kuin  (Kaxinawá), habitante das regiões do Acre e amazônia peruana.

Kene é o nome dado aos padrões gráficos entre os Huni Kuin. Ainbu Keneya, “aquela com desenho” é a forma pela qual são chamadas as mestras artesãs, que dominam as técnicas de expressão dos kene, em pinturas corporais, tecelagem em algodão, palha, cerâmica e miçangas.

Nessa oficina serão confeccionadas peças artesanais em miçangas de vidro. É uma técnica muito difundida entre as huni kuin que fazem colares, pulseiras, brincos e outros adornos corporais. Os participantes aprenderão fazer pequenas peças de miçangas aplicando os kene no momento da confecção.

As miçangas de vidro são materiais vindos de fora das aldeias, incorporados às práticas de arte huni kuin há muitas décadas. Durante a oficina abordaremos o tema dos movimentos de transformações culturais, serão compartilhadas narrativas huni kuin que contam sobre como surgiram os povos não indígenas e as miçangas.

Professoras

Ykuani Huni Kuin
Ykuani Huni Kuin
É mestra artesã e líder de cantos entre as mulheres huni kuin da região do Rio Jordão no Acre. Já realizou diferentes viagens como representante feminina huni kuin, para compartilhar saberes de seu povo em diferentes regiões do Brasil e Europa. No conjunto das oficinas Keneya, Ykuani vai atuar como professora das técnicas de artes e trazer as narrativas, cantos e saberes que envolvem as práticas artísticas de seu povo.

 

Alice Haibara
Alice Haibara
É antropóloga formada pela Universidade de São Paulo, realizou pesquisa de mestrado junto aos Huni Kuin da região do rio Jordão. Há anos dedica-se a projetos culturais em parceria com povos indígenas do Acre e de outras regiões do Brasil e América Latina. No conjunto das oficinas Keneya atuará como mediadora, facilitando processos de tradução, produção e organização técnica das oficinas.

Investimento: 

R$ 200,00 

(4% de desconto em pagamentos via depósito) 

Material Incluso 

Carga Horária: 

6 horas 

Público-alvo: 

Interessados no geral a partir de 13 anos. 

Vagas super limitadas!! 

Data: 

Dia  11 de Maio de 2018 (sexta)
 

Horário: 

Das 10h as 17h 

Local:

Darlene Nobre Atelier
Rua Rodrigo Lobato 141 – Vila Madalena, São Paulo – (Próximo aos Metro Vila Madalena)

Dúvidas e informações:

(11)4106-6300 (Atendimento de seg. a sex. das 10h00 as 18h00)

(11)98417-3399 (whatsapp – Atendimento de seg. a qui. das 10h00 as 18h00)

ivi@ecotece.org.br

Compre aqui!!!

Política do Curso:

– Cancelamento da inscrição no curso até 30 (trinta) dias antes do início, será devolvido o valor integral pago.

– Cancelamento da inscrição no curso entre 29 (vinte e nove) dias até 10 (dez) dias antes do início, haverá devolução de 50% do valor pago ou o participante poderá indicar outra pessoa para participar do curso, que gozará do valor pago.

– Cancelamento da inscrição no curso a partir de 7 (sete) dias antes do início, não será restituído nenhum valor do curso, contudo poderá ser indicada outra pessoa para realizar o curso na vaga inscrita.

– Os cancelamentos e transferência de vagas deverão ser comunicados através do e-mail ivi@ecotece.org.br

– O Instituto Ecotece reserva-se no direito de: caso não ser atingida número mínimo de inscrições, cancelar a realização do curso. Caso esta situação ocorra haverá devolução integral do valor pago da mesma forma em que foi recebido ou ainda existirá a possibilidade do interessado manter um crédito para realizar o curso em nova data.

– Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) por cento do total das aulas ministradas, receberão Certificado de Conclusão de Curso.

– O aluno, ou o responsável legal deste, atesta estar ciente de todos os termos da política do curso.