Labmoda+

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!

Labmoda+ é um projeto socioeducativo gratuito de formação em moda ética e sustentável para jovens talentos em situação de vulnerabilidade social.  

O projeto visa proporcionar acesso a conhecimentos sobre os temas que norteiam a indústria da moda com foco na sustentabilidade, facilitando aos jovens participantes a entrada no mercado de trabalho. 

O Labmoda+ é idealizado e realizado pelo Instituto Ecotece através do financiamento da PVH Foundation e ocorrerá de julho a dezembro de 2023. 

Serão disponibilizadas 50 vagas voltadas para jovens de 16 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou pertencentes a grupos minoritários e que sejam moradores de São Paulo e Grande São Paulo. 

As inscrições para o projeto devem ser realizadas através do formulário entre os dias 21 de junho de 2023 e 11 de julho de 2023.  

Quando e onde ocorre: 

– Carga horária aproximada de 125 horas/aula, sendo: 

Aulas presenciais todos os sábados de julho a dezembro de 2023 das 14h às 18h, com possibilidade de algumas aulas em período integral. 

As aulas ocorrerão em locais centrais de São Paulo com farta disponibilidade de transporte (locais em definição) 

– Aulas online 1 x por semana das 19h às 20h (dia da semana em validação) 

Visitas externas a parceiros em dia e horário comercial (dias e horários avisados com antecedência) 

 O que o projeto irá proporcionar: 

– Aprendizado teórico, técnico e vivências práticas inovadoras sobre as diversas áreas da cadeia da moda, com foco na sustentabilidade abrangendo os temas: contextos socioambientais da cadeia da moda, design, materiais, tecidos, beneficiamentos, técnicas artesanais, desenvolvimento de produto e produção, venda, uso e consumo; 

– Experiência prática de trabalho em grupo através de desenvolvimento de projetos no Laboratório de Soluções Sustentáveis; 

– Atividades de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal com foco no desenvolvimento profissional de cada participante; 

– Apoio para compreensão de habilidades pessoais e pontos a desenvolver, bem como compreensão sobre áreas de interesse e criação de estratégia para entrada no mercado de trabalho na área da moda; 

– Atividades de criação de currículos, Linkedin e treino para entrevistas; 

– Kit aluno contendo apostila do projeto e outros materiais de apoio; 

– Auxílio transporte para os alunos impossibilitados de arcar com os custos de locomoção ao longo do projeto; 

– Contato com diversos profissionais e educadores que atuam nas mais diversas áreas da cadeia da moda; 

– Certificado de participação 

– Premiação para os melhores alunos 

 O que não irá proporcionar: 

O LabModa+ não é um curso técnico. O objetivo não é ensinar o aluno a desenhar, costurar ou criar peças de roupas, visto que já existem inúmeros cursos que cumprem este propósito. O objetivo é colocar o jovem em contato com as diversas áreas da moda para que com isto ele possa ter mais clareza e instrumentos para seguir na construção de sua carreira na moda. O projeto traz conteúdos de moda sob o olhar da sustentabilidade de forma inovadora.  

Fases do Projeto:

 

Inscrições – Entre os dias 21 de junho de 2023 e 11 de julho de 2023
Inscrições pelo link: https://cutt.ly/labmoda

Seleção 1 – serão selecionados 70 jovens de 16 a 25 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou pertencentes a grupos minoritários tais como negros, indígenas, imigrantes, LGBTQIA+ e deficientes físicos, através de critérios socioeconômicos e motivacionais. 

Seleção 2: Os pré-selecionados participarão de 2 aulas presenciais nos sábados 22 e 29 de julho das 14h às 18h, em local central da cidade de São Paulo, a ser informado aos pré-selecionados.  

Os jovens também demostrarão suas habilidades através de uma atividade que deverá ser realizada em casa e ser entregue no primeiro dia de aula. Os pré-selecionados serão instruídos sobre esta entrega no momento da divulgação da lista de pré-seleção. 

A falta nas aulas presenciais e a não entrega da atividade elimina automaticamente o participante da seleção. 

A partir destas etapas serão matriculados 50 jovens para integrarem a turma LabModa+ 2023. 

Os jovens da lista de espera serão contactados e convocados conforme impossibilidade de participação dos selecionados. 

Fase 1 – Formação em moda sustentável e atividades de desenvolvimento pessoal: aulas presenciais semanais todos os sábados à tarde das 14h às 18h em São Paulo (com possibilidade de algumas aulas acorrerem em período integral) e encontros virtuais durante a semana, à noite. 

Fase 2 – Laboratórios de soluções sustentáveis: Divisão dos jovens em equipes para a prototipagem de soluções para desafios da cadeia da moda.  

Atividades de desenvolvimento humano e preparação do jovem para mercado de trabalho Ao longo do projeto serão realizadas atividades de compreensão e aperfeiçoamento de competências técnicas e profissionais dos jovens participantes, contando com criação de estratégia pessoal para inserção no mercado de trabalho, produção de currículo profissional, treinamento para entrevistas e compartilhamento de vagas de trabalho na área da moda. 

Evento final de conclusão do projeto – Evento final para apresentação dos resultados do laboratório sustentável e conexão com convidados do mercado da moda. A ser realizado em dezembro de 2023. 

Cronograma Geral:

21/06/23 a 11/07/23 – Inscrições 

17/07/23 – Divulgação dos 70 alunos pré-selecionados 

17/07/23 a 21/07/23 – Pré-matrículas e chamada de lista de espera 

17/07/23 a 21/07/23 – Produção de atividade de casa 

22/07/23 – Aula 1 presencial obrigatória e entrega da atividade de casa 

29/07/23 – Aula 2 presencial obrigatória 

01/08/23 – Divulgação final dos 50 alunos selecionados 

01/08/23 a 04/08/23 – Matrículas 

05/08/2023 a 09/12/2023 – Aulas presenciais todos aos sábados e online 1 vez por semana 

16/12/2023 – Evento final 

Confira aqui o vídeo com mais informações do LabModa+

 

1. Qual o perfil dos jovens selecionados

O projeto visa selecionar jovens de 16 a 25 anos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou pertencentes a grupos minoritários, moradores de São Paulo e Grande São Paulo. Demais interessados no projeto, fora do perfil prioritário, podem se inscrever e serão selecionados caso haja vagas remanescentes. 

2. As atividades serão online ou presenciais?

As atividades do projeto serão realizadas de forma híbrida, sendo: 

  • Presenciais todos os sábados das 14h às 18h, na cidade de São Paulo em local de fácil acesso através de transporte público. 
  • On-line uma vez por semana, em dia a ser definido no período da noite, com duração média de 1 hora. 

Outras atividades em dias e horários distintos poderão ser propostas ao longo do projeto. 

3. É necessário pagar taxa de inscrição ou mensalidade?

Não, o projeto é totalmente gratuito. 

4. Ao longo do projeto eu precisarei ter ou comprar algum tipo de material ou serviço?

Para a realização das atividades on-line, bem como realização de pesquisas e candidaturas a vagas de emprego, é necessário possuir um computador ou celular com acesso à internet. Caso o aluno não possua, se necessário, o projeto pode indicar um local parceiro que disponha de equipamento e acesso à internet onde o aluno possa realizar as atividades. 

O projeto não exigirá a compra de nenhum material de apoio ou contratação de nenhum serviço. Todos os materiais e serviços necessários serão fornecidos pelo próprio projeto ou são itens de uso cotidianos. 

5. Quanto tempo tenho que disponibilizar ao projeto?

Ao longo de julho e dezembro de 2023 você precisará dedicar-se aproximadamente 10 horas semanais ao LabModa+ 

– 4 horas todos os sábados das 14h às 18h de forma presencial 

– 1 vez por semana para atividade on-line com duração de 1 hora. 

– Entre 3h a 5h por semana para atividades extra classe e lições de casa. 

– Podem ocorrer encontros pontuais em período integral aos sábados ou outras atividades extras ao longo do projeto.  

É fundamental que você se planeje para poder estar presente em todas as atividades presenciais e online propostas, e também realizar as lições extra aula ao longo da semana.  

6. Como é o processo seletivo?

A fase 1 do processo seletivo é baseado em um formulário de informações pessoais, socioeconômicas e uma carta de motivação. A fase 2 envolve a entrega de uma atividade e a participação em dois encontros presenciais. 

7. Quem finalizar o programa terá uma vaga de emprego garantida?

Não. A participação não garante uma vaga de emprego após sua conclusão. 

Porém, ao longo do projeto, o jovem participante será preparado para ter condições de concorrer a vagas no mercado de trabalho através do aprimoramento de sua capacitação técnica, do aprendizado para elaborar um currículo mais competitivo, além de ser apresentado a oportunidades de vagas no mercado da moda compatíveis com seu perfil. 

8. Já houveram outras edições do LabModa+?

Sim, o projeto já foi realizado em 2022 e em 2016. Você pode conferir o vídeo da última edição em:  

9. Ainda tenho dúvidas sobre as inscrições ou o projeto, com quem devo falar?

Envie suas dúvidas para: thatiane@ecotece.org.br 

Realização:


 

 

Apoio: