Ecotece+ apresenta Flavia Aranha + Arteiras Maristas

O Instituto Ecotece apresenta o seu novo projeto Flavia Aranha + Arteiras Maristas, fruto da parceria entre uma grande estilista da moda sustentável e um grupo de bordado da Economia solidária.

Ambos foram conectados pelo Instituto Ecotece por meio do projeto Ecotece+ que ajuda a tecer novos laços criativos entre os diversos atores do mercado da moda, afim de dar luz a produtos diferenciados, cheios de histórias e emoções.

 

Arteiras Maristas

lilian-arteiras-maristasbaica-arteiras-maristasO grupo Arteiras Maristas é especializado na técnica do bordado feito à mão e com carinho. Fundado em 2011 por Lilian Galhardo Ferri com apoio do Centro Social Marista Unidade do Jd. Robru, o grupo chegou a reunir até 12 mulheres em busca de formação, renda e empoderamento.

Hoje o grupo é constituído por duas bordadeiras: Lilian e Baíca, mas continuam com oficinas para a formação de outras mulheres querendo integrar o grupo. Possuem parceria com o Move – Institute for the Animals, para o qual elas bordam quadrinhos, camisetas e acessórios com motivos específicos em relação à causa animal. As Arteiras também participam de feiras de artesanato para vender seus produtos.

O objetivo principal do grupo é aumentar o número de integrantes, para buscar novas parcerias que gerem renda e empoderamento para mulheres de baixa renda, dando-lhes a oportunidade de conduzir suas próprias vidas.

projeto-ecoteceflavia-aranha-e-arteiras-maristas2

 Flavia Aranha

Flavia Aranha é uma estilista referência da moda sustentável no Brasil. Em seu ateliê da Vila Madalena (São Paulo) a marca confecciona o seus próprios tecidos ecológicos e tinge as suas roupas num processo totalmente natural. Flavia Aranha também participa na construção de ma moda mais inclusiva no Brasil. Ao longo de sua carreira viajou pelo Brasil em busca de artesãos, até formar uma rede de colaboradores que envolve 20 cooperativas e microempresas.

No projeto LabModa+, a estilista mergulhou num processo de co-criação com as Arteiras Maristas, dando luz a uma coleção especial de roupas bordadas pelas artesãs do grupo Arteiras Maristas (fotografia: Caio Ramalho).

projeto-ecoteceflavia-aranha-e-arteiras-maristas3 projeto-ecoteceflavia-aranha-e-arteiras-maristas4

projeto-ecoteceflavia-aranha-e-arteiras-maristas5

Descubra aqui o relatório da produção feito pela Flavia Aranha.