Coleção CAVALERA + C.U.P.I.N.S + ECOTECE

A colaboração entre seres humanos foi o ponto de partida para o projeto que a Cavalera lança em parceria com o Instituto Ecotece e o coletivo C.U.P.I.N.S (Central Unida de Pessoas Inventando Novas Saídas) neste mês de maio. Dessa collab nascem seis estampas criadas a várias mãos que dão vida às t-shirts genderless sustentáveis.

cupins-cavalera-ecotece

Para isso, foram realizadas cinco oficinas presenciais envolvendo o setor criativo da marca e o coletivo C.U.P.I.N.S para dividirem experiências e, dessa forma, unir o know-how da Cavalera ao talento criativo dos meninos que fazem parte da rede CAPS de saúde mental de Santo André, instituição que enxerga o trabalho como um importante meio para o empoderamento e reinserção social.

Criado em 2006, o COLETIVO C.U.P.I.N.S (Central Unida de Pessoas Inventando Novas Saídas), ligada a redes CAPS de saúde mental em Santo André, compreende o trabalho como um importante meio para o empoderamento e reinserção social. Especializado em técnicas de serigrafia de monocromia, policromia e xilogravura. Participaram deste projeto: André Nunes, Roseli Montanari, André Bilha, Eduardo Henna, Jorge Veloso, João Batista, Marcelo Rosa, Roberto Oliveira e Mateus Pinto.

À frente do projeto, Betinho Hiar e Renan Cruz, da Cavalera e a equipe Ecotece comandaram as oficinas de desenho, pintura e colagem que aconteceram dentro da sede do C.U.P.I.N.S, em Santo André, e no Coletivo 358, onde os meninos puderam conhecer o trabalho de outros artistas. “A ideia era estimular ainda mais a criatividade e o talento desse grupo e compartilhar o que a Cavalera mais gosta: moda e arte”, explica Betinho Hiar.

O projeto teve início a convite do Ecotece – instituição que tem como missão gerar soluções criativas na moda através da educação e desenvolvimento de produtos sustentáveis – e ficou maior depois do envolvimento Cavalera, que propôs um intercâmbio ainda mais rico em conhecimento.

Construir a várias mãos, um verdadeiro coletivo em sua mais perfeita tradução: colligere em Latim = colher juntos. Somos SERES HUMANOS e cada um é um mistério, cabe a cada um de nós nos enxergarmos uns nos outros e permitirmos que a arte nos liberte.

Serão 1.200 t-shirts no total, 200 de cada estampa, uma edição limitada digna de colecionador.

cupins-cavalera-ecotece-2

NOTA IMPORTANTE:
Na compra de cada peça você contribui para a geração de renda para que o COLETIVO C.U.P.I.N.S e o
Instituto Ecotece se mantenham ativos e fortalecidos. Neste projeto com a Cavalera, além da criação
das seis estampas, em que 4% de royalties são destinados ao projeto e ao grupo, foram criadas 1200
camisetas pelo COLETIVO C.U.P.I.N.S.