Flavia Aranha + Arteiras Maristas

A parceria

A parceria entre a marca paulistana de alta-costura artesanal Flavia Aranha, com o grupo de bordado da Economia Solidária, Arteiras Maristas, surgiu dentro do projeto Labmoda +, que propôs a união entre grupos, marcas e estudantes para a criação colaborativa de peças. O Labmoda+, criado pelo Instituto Ecotece, ajuda a tecer novos laços criativos entre os diversos atores do mercado da moda, a fim de dar luz a produtos diferenciados, cheios de histórias e emoções.

O grupo Arteiras Maristas complementou o trabalho refinado de Flavia, fazendo aplicações de bordado com pontos e pedrarias. O Ecotece criou o encontro entre os elos participantes, apoiou a gestão do projeto e facilitou os processos entre todos os atores.

O grupo

As Arteiras Maristas estão sediadas no Jardim Robru, na Zona Leste de São Paulo, aplicação foi criado em 2011, com o apoio do Centro Social Marista. O grupo tem como especialidade a aplicação de bordados e a partir de múltiplos pontos e materiais, as artesãs fortalecem a manutenção da cultura artesanal e da inovação, com foco em moda e design.

A marca

A marca Flavia Aranha é reconhecida pelo estudo e trabalho com tramas biodegradáveis tingidas naturalmente, e com a integração com os participantes de sua cadeia produtiva artesanal. Natural de Campinas, a designer estabeleceu uma conexão profunda com a natureza e a arte e soube trazer esses elementos com maestria para a moda. A marca oferece cursos de tingimento natural, possui uma loja em Lisboa, e participou em 2019 de seu primeiro desfile no SPFW.