Sexto encontro dos estudantes do LabModa+!

Nesse sábado os estudantes do LabModa+ se reuniram no LabFashion, coworking de moda e negócio social localizado na região da Consolação (São Paulo), para participarem de uma nova dinâmica organizada pelo Instituto Ecotece.

Durante este último encontro coletivo, os jovens estilistas foram convidados a levantarem os aprendizados adquiridos ao longo de sua jornada no Lab e pensarem sobre sua futura caminhada. Expressaram desejos de mudança no mercado da moda, esboçando novos projetos pessoais e profissionais.

Venha conosco reviver este encontro e encantar-se com as atividades preparadas pelo Ecotece para os estudantes!

Encontre sua razão de viver com o Ikigai

Ikigai é um vocábulo japonês que significa ¨razão de viver¨. Designa o que de mais importante cada pessoa tem na sua vida; o que a faz acordar todos os dias. Os japoneses acreditam que todos nós temos um Ikigai e que só quando o descobrimos, conseguiremos viver uma vida plena e feliz.

Para ajudar os estudantes do Lab a buscarem seu Ikigai, o Ecotece os orientou com algumas perguntas:

O que você faz bem?

O que você ama fazer?

O que você seria pago para fazer?

O que o mundo precisa hoje?

ikigai-formacao-ecotece

Respondendo essas perguntas, os participantes começaram a trilhar um caminho de introspeção e autoconhecimento que os levarão a se aproximar do seu Ikigai. No entanto, somente pela ação podemos encontrar o caminho certo para levar uma vida mais feliz e plena.

Assim foi o propósito do LabModa+: oferecer para jovens estilistas uma oportunidade inédita de encontrar novas perspectivas e possibilidades de atuação no mundo da moda ética e sustentável.

Caminhos alternativos no mercado de moda

encontro-estudantes-ecotece-3

Lia Spínola, diretora do Instituto Ecotece, apresentou para os estudantes várias possibilidades de carreira no mercado da moda ética e sustentável.

¨Pensando em moda, imaginamos que só existem profissões de criação e design de peças e acessórios. Porém, a moda vai muito além disso, é um universo de possibilidades!¨, apontou a Lia.

 

caminhos-moda-sustentavel-3

Como foi a sua experiência no LabModa+?

Depois da apresentação do Ecotece, rolou uma conversa na qual os estudantes trocaram experiências e ensinos, revelando quanto foram transformados pela experiência do Lab. Veja abaixo alguns depoimentos:

¨Com o Lab, descobri que existem novas possibilidades de produção e novas saídas no mercado da moda. Sendo estilista, é possível trabalhar com uma produção pequena e de qualidade, que se baseia no trabalho da renda, do bordado, da serigrafia, etc. Existem outros jeitos de fazer moda.¨ Bruna

¨Tive que sair de minha zona de conforto. Sai do meu bairro, do meu ambiente, para ir num espaço muito longe de minha casa e conhecer o mundo das mães da OCA. Aí fiz novas amizades, me aproximei de mulheres que nunca teria tido a possibilidade de conhecer. Recebi carinho, dei afeição, foi uma troca muito rica.¨ Gérsica

¨A moda não é só futilidade, pode ser realmente transformadora. Com o projeto do Ecotece, mudei a concepção que eu tinha da moda. A associação da moda e da sustentabilidade me parece muito mais rica do que eu pensava.¨ Amanda

encontro-estudantes-ecotece

Prontos para a reta final?

Para concluir o encontro, o Ecotece convidou os estudantes a elaborarem um projeto criativo que será apresentado no final do LabModa+, junto com as peças das marcas produzidas pelos grupos produtivos. Os jovens toparam o desafio e já começaram a se organizar em equipes para realizar lindas peças que serão expostas no mês de Novembro. Agora, precisa só ter um pouco de paciência… 🙂

Até lá, vamos tecer juntos lindas histórias sobre a fase final do primeiro Lab do Ecotece!

160820_1707